Formação de iniciação à apicultura

Formação de iniciação à apicultura

A ADECA – Associação de Desenvolvimento Integrado do Concelho de Alvaiázere está a promover uma ação de formação de iniciação à apicultura, que irá decorrer nos dias 11 e 12 de Janeiro de 2020.

Esta ação de formação surge sob alçada do recém-criado gabinete de apoio ao mundo rural em parceria com a empresa MacMel Apicultura – Macedo de Cavaleiros. A frequência neste curso tem um custo de 50€, as vagas são limitadas e haverá grande foco na vertente prática. Será obrigatório utilizar fato de apicultor e para quem ainda não tenha, a associação terá disponíveis para venda.

No dia 11 de Janeiro serão abordadas as seguintes temáticas:

 1 – Introdução à Apicultura – Biologia da Abelha e composição de uma colónia; – Comportamento social das abelhas, a Colónia; – O Enxame; – A Vida no interior da colmeia.

2 – A colmeia – Tipos de colmeias e características C/ parte prática; – Escolha de locais para instalação de colmeias;

3 – Flora Apícola – Importância da flora apícola para a produção de mel e pólen;

4 -Povoamento de colmeias e maneio das mesmas – Técnicas para povoamento de colmeias (Enxameação natural, Enxameação artificial); – Criação de rainhas; – Produção e substituição de ceras;- Alimentação de colónias (alimentação de apoio, alimentação de estímulo).

5 – Principais Pragas e Doenças das abelhas, sintomatologia e tratamentos – Loque Americana; – Loque Europeia; – Varroose; – Ascosferiose; – Nosemose; traça – Diagnóstico, prevenção e tratamento.

6- Produção de mel e produtos apícolas – Produtos da colmeia (mel, pólen, própolis e geleia real) – Extração dos vários produtos.

No dia 12 de Janeiro será abordada a temática do maneio apícola ao longo do ano (primavera, verão, outono e inverno).

O objetivo da realização desta ação é incentivar e dinamizar a apicultura na nossa região e dotar os participantes de conhecimentos técnicos que possam ser uma mais valia para a produção de mel.

Inscrições através do e-mail: miguel.dias@adeca.pt ou diretamente nas instalações da ADECA.